sábado, 12 de fevereiro de 2011

Museus de Madrid

                Dando continuidade ao post anterior, aqui vou relatar um pouco da nossa visita aos museus de Madrid. Tivemos a oportunidade de visitar três: o Thyssen-Bornemisza, o Reina Sofia e o Museo del Prado.
                Os três museus são ótimos. Todos são pagos, mas como a maioria dos museus da Europa, em alguns dias do mês, a entrada é gratuita. Por exemplo: o do Prado e o Reina Sofia são gratuitos no 1º domingo de cada mês.
                O acervo permanente do Thyssen não chamou nossa atenção. Mas no dia que o visitamos, havia uma exposição temporária do Monet excelente. Vários quadros que são do Marmottan (Paris) estavam presentes, o que nos agradou imensamente. Na verdade, o mote dessa nossa viagem foram os pintores impressionistas e expressionistas. Portanto, encontrar obras de um dos nossos pintores favoritos no primeiro museu visitado foi maravilhoso. Infelizmente, não curtimos muito esse museu pois fomos visitá-lo no dia que chegamos de viagem. Como não havíamos dormido nada no avião, estávamos exaustos.
                O Museo del Prado possui um acervo permanente rico em obra de Velásquez. Não por menos, nesse museu está sua obra prima, “As meninas”, uma obra muito polêmica e enigmática. Velásquez se retrata nessa pintura olhando diretamente para nós, num ar de enfrentamento. A cena familiar retratada é toda estranha e existem milhares de suposições para essa obra. O mais interessante é poder apreciá-la para depois acompanhar as diversas releituras que Picasso realizou dela. Essas releituras estão expostas de forma bem didática no Museu Picasso, em Barcelona.


"As meninas" de Velásquez


Apesar de ser bem famoso, nós não gostamos tanto desse quadro. Principalmente porque ao seu lado havia uma pintura que nos chamou muito mais a atenção. Seu nome é “Las hijas de Edward Darley Boit”, realizado em homenagem às meninas de Velásquez, por John Singer Sargent. Essa obra não faz parte do acervo do museu, estava lá emprestada pelo Museum of Fine Arts, de Boston, para poder ser comparada com sua fonte de inspiração. Mas nos trouxe uma sensação de leveza que Velásquez fez questão de não retratar.

"Las hijas de Edward Darley", John Singer Sangent

                Tanto no Thyssen quanto no Prado não se pode tirar fotografias. No Reina Sofia pode-se fotografar toda sua coleção MENOS o “Guernica” de Picasso.

Sofrimento e dor no esboço para Guernica
                O Reina Sofia foi o museu que mais gostamos na nossa visita a Madrid. O acervo permanente dele é muito bom, com bastante obras modernas representadas por Picasso, Dalí e Miró. Claro, a grande obra do museu é Guernica, que possui uma sala especial. Nas salas ao lado, muitos rascunhos para a execução dessa obra magnífica, em tela e esculturas, onde o terror e sofrimento com a guerra saltam aos olhos. Muito emocionante!

"O gritonº7",Antonio Saura


"Pareja en la playa", José do Togores
                Perto do Reina Sofia, existe uma lanchonete que comercializa segundo sua própria opinião, o melhor “Bocadillo de calamares” da Espanha. Meu Deus!!! São deliciosos! Não pude provar outros, mas se não for o melhor do mundo, é um dos melhores. Consiste num sanduíche de lulas a milanesa. Pão e lulas. Só. E em todas as mesas, todos comem a mesmíssima coisa. Inexperiente, não sabia o que era mas assim que cheguei no balcão apontei para um deles e pedi: quiero lo mismo. E pronto, descobrimos uma iguaria deliciosa! De tão bom, voltamos lá outro dia. Para comer exatamente a mesma coisa.
            O nome da lanchonete é "El Brillante" e fica na Glorieta del Emperados Carlos V 8, ao lado do Reina Sofia. Mas exitem outras lanchonetes por perto, que também vendem esse bocadillo. Fiquem a vontade para socializa outras opiniões...


Corpo e alma bem alimentados, nos apaixonamos pela Espanha.
Seguem os links dos sites dos museus caso queiram saber maiores informações:
www.museoreinasofia.es

2 comentários:

  1. Oi! Parabéns pelo projeto!
    Vocês poderiam dar mais informações sobre o livro Guia completo de fotografia de Viagem - Scott Stuckey (National Geographic)? Digam por favor a quantidade de páginas, pois estou querendo saber se é reduzido em relação ao original em inglês. Obrigado, um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    ele é na verdade um livreto no tamanho 13,5 x 21,5 cm com 160 pg. Pelo formato as fotos não ficam grandes, mas o objetivo não é mostrar as fotos e sim as dicas de como tirá-las. Nesse quesito achei o livro muito bom, com dicas realmente úteis para fotografia. Como por exemplo tirar as fotos "noturnas" no final da tarde, quando o sol está se pondo e as luzes da cidade já estão se acendendo. Ganhamos de presente, mas na LojaAbril.com ele está por R$34,99. Recomendamos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...