terça-feira, 11 de junho de 2013

Ruta 3: a caminho de Buenos Aires

O trecho entre Ushuaia e Buenos Aires foi feito correndo. A estrada é monótona e não fizemos muita coisa a não ser ficar na estrada. Guanacos, ovelhas e estepes. Basicamente seguimos pela ruta 3 que margeia o Oceano Atlântico e vai de Rio Gallegos até a capital. Fizemos um pequeno desvio para conhecer Mar del Plata.

Estrada sem fim!

 Em Rio Gallegos passamos duas vezes por ser uma cidade com serviços interessantes para quem vai ou volta de Ushuaia, como trocar dinheiro e ir ao supermercado. Dela seguimos para Caleta Olivia e Comodoro Rivadavia, duas cidades que destoaram da crise que a Argentina está mergulhada por aparentarem estar em plena expansão por serem base para a YPF. Seguimos para Camarones, cidade pacata, muito pacata, na beira do Atlântico.
Fizemos um desvio para conhecer Gaiman, cidade de colonização galesa (welsh), gritante nas construções. Aqui eles mantém a tradição das casas de chá e até a Lady Diana tomou um chá das cinco nessa cidade do estado de Chubut.

Gaiman

Passamos por Trelew para visitar dois museus que estavam fechados. Seguimos para Puerto Madryn, uma cidade gracinha a beira mar, base para quem quer explorar a Peninsula Valdez. Deixamos Valdez para uma próxima oportunidade por não ser época de baleias, as grandes celebridades da região. Mas aproveitamos para descansar por dois dias no camping e esticar as pernas em caminhadas pela orla da praia.
Entardecer em Puerto Madryn

Paramos ainda em Villalunga, antes de Mar del Plata. Não fizemos absolutamente nada em Villalunga, apenas paramos num posto de gasolina super tranquilo e cozinhamos nosso primeiro wok da viagem. Entretanto, o ponto marcou por aparecer uma paisagem um pouco diferente da que estávamos vendo há semanas: plantações! Sim, estávamos nos afastando do fim do mundo.
Dormimos no posto

Adoramos Mar del Plata. Uma cidade elegante e gostosa para se passear no calçadão da praia. Aqui, o costume de tomar mate (o chimarrão do Brasil) é um costume absolutamente enraizado na cultura e o melhor lugar para avistar as pessoas passeando com mate embaixo do braço é na orla. Fomos também até o Mercado localizado no porto para comer peixe. As porções são gigantescas, fáceis para dividi-las a dois. Mar del Plata é outra cidade muito boa para comer peixe, assim como Ushuaia.
Mar del Plata

Não perca um passeio pela rua Güemes. Lojas transadas e cafés a perder de vista. Passamos uma manhã inteirinha no Café Magritte, com ótimas facturas e jornal do dia.
Para bater perna e eventualmente fazer umas comprinhas, ainda tem a peatonal San Martin e a Av. Juan B. Justo, lotada de outlets. Sobre o câmbio da Argentina, faremos um post especial um pouco mais pra frente.

O único senão foi que passamos três noites em Mar del Plata, cada noite num local. Camping organizado, selvagem e um hotel para garantir um banho quente antes de chegar a Buenos Aires, a vibrante capital da Argentina.

Chega de terra! Urbano, aqui vamos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...