sexta-feira, 22 de junho de 2012

Denali National Park

Você já ouviu falar no filme/livro "Na natureza selvagem" sobre o Chris McCandless, um jovem que decidiu viver isoladamente no Alasca e se deu mal? O lugar isolado que ele escolheu para viver é uma área próxima ao Denali, o parque nacional mais ermo e selvagem dos Estados Unidos. Afinal de contas, estamos falando sobre um lugar que fica no meio do Alasca, onde a temperatura no inverno bate os -50 graus celsius fácil.
A vida nessas condições não é fácil não. Os caribus precisam cavocar muita neve encontrar alguma coisa para comer e os ursos, quando não estão hibernando, precisam andar quilômetros para saciar sua fome. A vegetação predominante é a tundra, uns musguinhos que conseguem crescer na fina camada de terra sob o permafrost, o solo sempre congelado das regiões polares.

Valem todos os mirantes...

O cartão postal do parque é o Mt. McKinley, o pico mais alto da América do Norte. Mas além dele, o grande diferencial do Denali é a oportunidade de realizar off trails, trilhas não demarcadas. Gostou de um lugar e quer explorar? É só caminhar!
O parque abre o ano inteiro mas a temporada dura de 15 de maio até meados de setembro. Isso significa campings, centro de visitantes, banheiros e estrada em pleno funcionamento. Nessa época, é fácil avistar o grizzly (urso marrom), existem flores e frutos silvestres espalhados pelo parque, está menos frio e tem menos neve. Mas durante esse período, você não pode circular com carro particular. Você pega shuttles (ônibus) que te levam e param em determinados pontos da estrada para ver paisagens ou vida selvagem. Aparentemente, isso não é legal pois tira a liberdade de parar e ficar o tempo que quiser, onde quiser. E tem mosquitos.
Fechado significa absolutamente fechado!

Mas nossa experiência foi diferente da maioria. Chegamos antes da estação e portanto, encontramos todos os serviços fechados, o que dificulta a vida. A maioria dos ursos estava hibernando, muita neve nas montanhas, frio mas nenhum mosquito. E também nenhum shuttle. Antes da estação, você tem a liberdade de entrar e circular com seu carro, até a milha 31, o que significa menos da metade do percurso que os ônibus fazem (os ônibus seguem até a milha 90). Mas com total liberdade, parando onde quiser, por quanto tempo desejar. Depois disso, você pode continuar caminhando ou de bicicleta, a opção preferida dos poucos aventureiros que escolhem o Denali fora de época.
Avistamos muitos animais da estrada, como caribus, mooses e aves. Precisa ter olho vivo, porque os animais ficam meio camuflados no meio da vegetação. Binóculos ajudam muito.

Moose

Caribus

Nós passamos três dias acampados no campground Riley Creek, o único aberto nesse período. Para usar o banheiro e pegar água, era necessário ir de carro até o Murie Science and Learning Center, que funciona como centro de informações do parque nesse período. Lá, assistimos um ótimo filme sobre o parque e pudemos conhecer mais a fundo sobre os animais que lá vivem.

O centro de visitantes do Denali é excelente

Uma palavra para resumir esse período que passamos into the wild: PAZ! O silêncio nas paradas e caminhadas que fizemos só era quebrado pelo vento nas poucas folhas de pinheiros. Caminhamos dois dias pela estrada fechada e encontramos outros turistas mas a maioria do tempo, estávamos sozinhos, com a natureza. Dava prazer ouvir tanto nada junto! Fizemos amigos nessa nossa estadia por lá e eles costumam visitar o parque com frequência. Mas disseram que jamais vão depois que os ônibus começam a circular; disseram que o parque perde o encanto. Não dá para saber o que passou na cabeça do Chris McCandless quando decidiu viver tão isoladamente nessa parte do mundo. Por que ele escolheu levar pouca comida, por que não quis avisar a família. Mas se ele queria viver em paz, no silêncio, com certeza ele acertou o lugar. 

Dicas:
- próximo ao parque, o Nennana Canyon é uma vila que abre durante a temporada e oferece alguns restaurantes e mercados.
- leu o livro "Na natureza selvagem" e quer tirar uma foto no ônibus cenográfico do filme? Vá até a 49th State Brewing, em Healy. Quer visitar o ônibus verdadeiro onde McCandless viveu sua experiência na natureza? Se informe no Centro de Visitantes. Nós não fomos pois é uma área cheia de tundra, quase impossível de se atravessar mesmo com 4x4, além de não termos vontade mesmo.

Esse é o onibus cinematografico do "Natureza selvagem".

- aparentemente, um urso estava acordado durante nossa estadia no Denali. Pudemos encontrar suas pegadas na estrada, um dia após ele seguir um grupo de 13 pessoas por cinco milhas. As pessoas foram resgatadas por um caminhão de serviço do parque e deixadas em local seguro. Quando falamos em selvagem, é selvagem mesmo! Queríamos ter visto o tal urso, caminhamos por essa estrada mas ainda bem que não estávamos nesse grupo. Eu, hein, ser seguida por um urso que acabou de acordar e faminto após meses de hibernação! Portanto, saiba como proceder caso encontre um urso pelo caminho perguntando aos guardas ou lendo nos impressos.
Umas dicas que podemos adiantar são: não corra, faça barulho (converse alto, cante ou bata palmas), jamais chegue perto de filhotes e caso um grizzly te ataque, finja-se de morto; se for urso preto, lute com ele! E que vença o mais forte!

Pegada do urso que caminhou com os turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...