domingo, 21 de agosto de 2011

Ferramentas

                Para deixar você a par da situação, caso seja sua primeira visita ao nosso blog, o Mauro está construindo nosso trailer, elaborando o projeto de engenharia e realizando o trabalho braçal. Por trabalho braçal entenda furar, serrar, esmerilhar, lixar, parafusar, rebitar, medir, moldar e todos os outros verbos relativos a fazer coisas com ferramentas que meninas como eu não dominam.
                Quando eu era criança, o que mais eu usava na minúscula oficina do meu pai era a morsa para quebrar nozes no Natal. E olhe lá.
 
                “Passa o sargento”. “Quem?” minha resposta enquanto ajudo o Mauro. Não adianta, meninas não foram criadas no meio de ferramentas, não estão habituadas com esses nomes técnicos. Sei o que é martelo, chave de fenda, prego, mas rebite, sargento, serra circular e macho não fazem parte do meu vocabulário.
                Ou melhor, não faziam. Porque desde essas últimas semanas, tenho ajudado o Mauro na construção de nossa casinha. Fazendo o quê? Coisas bem simples, como segurar madeira, pegar ferramenta (ok, isso é complexo quando não se sabe o nome), organizando as coisas e o ambiente de trabalho, rebitando aqui e furando ali. Lógico que com a furadeira de bancada, sem fazer muito esforço.
                A oficina na casa dos pais do Mauro é bem equipada. Tem ferramentas de várias gerações, que estão na família há muitos, muitos anos mesmo. E outras mais novas, incluindo algumas que compramos agora.
 
                O Mauro disse uma vez que transformar uma partitura em música para ele é como se fosse mágica. Para mim, mágica é transformar um monte de placas de alumínio, rebites e ferros numa casa sobre rodas. Durante esse processo, fui descobrindo um monte coisas novas e legais. Algumas delas vou compartilhar com vocês.
Sargento: serve para segurar uma coisa na outra temporariamente, antes de ser efetivamente preso. Tem de vários tamanhos e geralmente é usado junto com toquinho de madeira.

O sargento está prendendo prendendo o placa de alumínio, com a ajuda do toquinho de madeira.


Rebitadora e rebites: eu ajudei a colocar alguns rebites da nossa casinha. No total foram aproximadamente uns 1000. Eu devo ter colocado uns 50. O rebite se encaixa dentro de um furo (feito pela furadeira) e serve para prender um material no outro e também preencher o espaço desse furo, evitando entrar água ou ar.

Eu colocando alguns rebites com a rebitadora.


Serra tico -tico: corta em curva, corta ferro, madeira, plástico e outros materiais. Essa eu não usei, mas achei o máximo!
Essa é a serra tico-tico

Furadeira de bancada: faz furos sem precisar da força despendida numa furadeira normal. É bem legal!
Chave de catraca: ela serve para parafusar sem precisar ficar girando a chave. É super fácil de usar.
Tijolinhos, cavaletes e macacos hidráulicos: essa foi a parte mais mágica: erguemos praticamente sozinhos nossa casinha de 500kg somente com esses materiais. Fizemos isso para encaixar a casa no carro. Uma forma artesanal que funcionou!

Nossa casinha suspensa por 4 habilidosos apoios.


                Pois é, pessoal. Sempre há tempo para descobrir novas coisas e novas habilidades nessa vida.


No final, a gente se acerta!
 

6 comentários:

  1. Menina!
    Adorei o texto. Ficou leve e gostoso de ler. Nem me imagino ajudando alguem numa tarefa ardua como essa. Melhor ficar bem longe para nao atrapalhar. Sou pessima nesses assuntos masculinos...hehehe.
    Como da trabalho?? Eu nem imaginava que era hard work assim. Ufa!!
    Voces sao guerreiros mesmo.
    Parabens. Fiquei mais f~a ainda.
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Claudia, eu também achava que não conseguiria mas dentro das minhas possibilidades, ajudo mais que atrapalho. Mas eu prefiro a companhia das letras e palavras, essas eu tenho maior domínio:)
    Muito obrigada pelo elogio, fico lisongiada pois adoro a forma como você escreve!
    um beijo, Marina

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,

    Muito bacana o carro, está ficando show, daqui a pouco estarão na estrada e curtirão muito o cantinho novo que estão construindo!
    Beijos e boa sorte,

    Daniele e Leonardo

    ResponderExcluir
  4. Nem fala! Estaremos na estrada e, quem sabe?, não cruzaremos com vocês?

    Beijos, Marina e Mauro

    ResponderExcluir
  5. To maravilhado com o projeto de vocês! Meus parabéns pela coragem e perseverança na empreitada!
    Curtam muito!
    Beijos e abraços,

    Nico

    ResponderExcluir
  6. Muitissimo obrigada, Nicolas.
    Volte sempre a nos visitar!
    bjo, Marina

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...