sábado, 28 de maio de 2011

Não estamos sós!

Quando a gente fala do nosso projeto, que é cruzar a América de ponta a ponta de carro, as pessoas geralmente perguntam: vocês conhecem alguém que fez isso? Nossa resposta é que estamos conhecendo através da internet pessoas que já fizeram, pessoas que estão fazendo e pessoas que estão planejando fazer. E através de muita pesquisa em blogs, revistas de aventura e no Google, estamos podendo constatar que essa travessia é possível – e que é o desejo de muitas pessoas.

Foi pela internet que conhecemos o Adriano, um motoqueiro que fará Ilhabela/Alaska/Ilhabela de moto, com saída em 1º de junho. Trocamos links nos blogs, e-mails, comentários e resolvemos encontrá-lo pessoalmente nesse último domingo, lá onde ele mora, em Ilhabela, para desejar a ele boa viagem e trocar informações sobre os preparativos.
 

Adriano com sua moto

Pessoal estradeiro











Nesse encontro na hora do almoço, participaram mais três motoqueiros, acostumados a viajar e rodar vários quilômetros. Dois deles já fizeram viagens longas com suas motos, indo até o Ushuaia. Apesar deles utilizarem outro meio de transporte, muitas coisas são comuns, como a preocupação de como lidar com a polícia nos diferentes países, os documentos pessoais necessários nesse tipo de viagem, a preocupação com a autonomia da máquina, entre outras.
Além disso, o tempo super colaborou e estava um sol maravilhoso, num quentinho de 26 graus prá lá de agradável. E para quem não conhece nossa região, para ir de Santos até Ilhabela, tem que pegar  a Rio-Santos, uma estrada que margeia o litoral norte de SP. De um lado, a Serra do Mar, com toda sua exuberância. Do outro, o mar, o azul, o infinito! Foi o dia ideal para se andar por esse tipo de estrada!


Esta é uma das vistas que se tem dessa estrada. Ao fundo, Ilhabela.



Mas voltando ao assunto de aventureiros, a internet tem ajudado a nos aproximar de pessoas que possuem o mesmo interesse que o nosso. Temos trocado muitas informações com pessoas aventureiras, que estão planejando uma “overland”. Muitos estão linkados ai do lado direito.
Hoje nossa maior ocupação com a viagem tem sido os preparativos. Estamos procurando informações sobre campings na América, documentação, seguros (do carro e nosso), equipamentos.  
Em busca dessas informações, nada melhor do que falar com quem passou por necessidades parecidas. Portanto, a Daniele e o Leo, do Infinita Highway, tem nos ajudado bastante. Estamos acompanhando o blog deles, pois são a fonte de informações mais fresquinhas na net, já que estão na estrada nesse momento, fazendo um roteiro parecido com o nosso. Temos trocado uns e-mails perguntando de tudo. E eles respondem sempre!
Nossos amigos Ellen e Antonio, do Viagem Afora, também nos ajudaram muito, com dicas, informações (sobre tudo, até tecnológicas!), idéias. Esses são amigos antigos, de cozinha e de papo e estão na estrada fazendo uma volta ao mundo de um ano (sem carro). Hoje estão na Ásia, mas queremos encontrar com eles no meio da nossa viagem, provavelmente nos Estados Unidos. Já pensaram: dois casais de blogueiros viajantes se encontrando pelo mundo?


Com o casal Lenarduzzi.

Sobre alterações no carro, o pessoal do forum 4x4 tem ajudado bastante. Como nossa Toyota está sofrendo várias modificações, esse é um assunto que rende trocas de experiência e os jipeiros tem colaborado com muitas sugestões.
A Danusa do World Experience prontamente respondeu nosso e-mail sobre campings espalhados na América. Também estão na estrada, lá na África e em breve estarão de volta ao Brasil.
Também temos trocado experiências bloguísticas com nossa amiga virtual Claudia. Na mesma época que nós, ele teve problemas com o blogspot.
São essas pessoas, através dessa relação pela internet que fazem nos sentir parte de um novo grupo: de aventureiros e cidadãos do mundo!
Estamos juntos nessa, galera!

3 comentários:

  1. Na verdade nunca estamos sozinhos... Tem sempre alguém compartilhando nossos sonhos em algum lugar. A internet hoje ajuda muito a encontrar essas pessoas.
    Vejo que os preparativos são muitos. Dá trabalho, né? Mas, vai valer muito a pena.
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Estaremos sempre com vcs no coração e pensamento para que tudo de super certo. Estamos tão longe e tão perto!
    Grande abraço com saudades

    ResponderExcluir
  3. tão longe e tão perto...
    mais perto do que alguns que estão por perto
    muito longe para dar um forte abraço!
    encontraremos vcs, hein?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...