terça-feira, 26 de abril de 2011

Saudades Antecipadas

               Do que você sentiria mais falta se ficasse fora da sua cidade por um ano? Você começa por uma coisa, bem pontual e acaba puxando uma coisa e outra e quando vê, sua mala de recordações está cheia de lembranças.
                Começamos esse assunto entre um pedaço de pizza e um gole de cerveja, no último sábado. Em nosso ranking, depois da família e dos amigos, veio a pizza.

                Nossa preferida é a da Pizzaria Di Pompéia, na esquina da R. Euclides da Cunha x R. Paraíba, em Santos, SP. Nada de ambiente chique ou clean, ela tem mesinhas na calçada com árvores em volta, garçons simpáticos e clima de boteco, com direito de ir a pé com havaianas. De massa fina, crocante e com bons ingredientes, a pizza de peperonni e de escarola, são as nossas preferidas.


                Depois da pizza, lembramos do pão de cará. Esse é bem regional. Se eu tivesse que escolher algo típico de Santos, seria o pão de cará. Nem em São Paulo você encontra. É um pão macio feito com cará (óbvio), e um leve brilho adocicado por cima. Apesar de parecido, pão de cará não é pão de leite. O pão de leite é duro e sem graça. O de cará, macio e delicioso. Com manteiga é irresistível. E o melhor pão de cará do mundo está na padaria Status, na Av. Floriano Peixoto, 208, em Santos.

                Mas também vieram outras coisas na cabeça. Eu por exemplo, adoro sentir o cheiro de mar que invade a garagem do meu prédio certos dias. É um cheiro de Santos. Sabe que eu nunca havia percebido. Uns amigos nossos uma vez que falaram: “Nossa que cheiro de maresia...” Tem gente que não gosta, mas pra mim, me faz sentir em casa.
                Já o Mauro vai sentir falta de correr na praia, na areia mais dura perto do mar. Ele diz que o impacto é menor nas articulações. Mas, além disso, é bem melhor correr ao som do mar do que dos ônibus e motos. Fora o horizonte. Para quem não conhece a praia de Santos, ela tem uma faixa de areia bem larga e não é praia de tombo, o que favorece bastante caminhadas, corridas e outros esportes de praia.
                Ao final de nossas reflexões, ficou outra pergunta: do que NÃO sentiremos falta com relação à nossa cidade na nossa ausência. Também conseguimos elencar diversas coisas. Mas isso, já é assunto para outro post.

4 comentários:

  1. Ai eu quero esse "Pão de Cará". Amo pães. Até já anotei o endereço da padaria na minha agenda.

    Vocês estarão tão cheios de novas informações que provavelmente a saudade vai ficar escondidinha no fundo do coração.

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina,

    Adoro o blog de vcs. Este post em especial mexeu comigo. Me lembrei de tanta coisa. Passou um filme na minha cabeça.
    Saudade enorme!!!
    Me lembrei da última pizza que comemos juntos em SP na São Pedro. Comida boa ao lado de amigos queridos.
    Planejem a viagem, mas não deixem de aproveitar tudo de bom que temos aí.
    Bjs
    Mi

    ResponderExcluir
  3. Claudia, esse pão de cará realmente precisa ser experimentado. Quando você estiver por aqui, não esqueça de nos avisar!!!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Michele. Também sempre lembramos de vcs e daquela pizza. Foram tantas novidades ao mesmo tempo...
    Vocês moram no nosso coração!
    Beijos nos três!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...