terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Acelerando o Projeto !!!

Sexta feira mais um membro se juntou à nossa equipe: Compramos o carro!
Um Toyota Hilux, prata, cab. simples, 4x4, diesel, 2009.
Tão importante quanto a gente nessa jornada, ele é pra nós uma peça fundamental para o êxito do nosso projeto.

A decisão foi bem difícil. Temos uma GM Tracker 2.0 que é excelente, nos levou para muitos lugares sem dar nenhum problema, nem furar um pneu. Mas a Tracker, além de ser a gasolina, é pequena, e nós estamos precisando de espaço. Basicamente, nós iremos morar no carro por um ano!
Mas porque decidimos por esse carro? Nossa decisão gerou muitas dúvidas e comentários entre os mais próximos: e as pickups cabine dupla? Porque não um trailer ou uma van? Porque não um Land Rover ou uma Ford F250? E a própria Tracker?
Bom, nós levamos em conta o seguinte:
- vamos em 2 pessoas e apesar de uma cabine dupla ser mais confortável, não precisamos de lugar pra 5. Preferimos ficar um pouco mais apertados numa cabine simples e ganhar mais espaço na caçamba;
- pickup 4x4: para passar pelos caminhos mais difíceis e carregar toda nossa tralha;
- motor diesel: queremos autonomia e baixo custo para atravessar os longos e remotos trechos que teremos pela frente.
- autonomia também pra nós 2 com cama, água, comida e eletricidade por uns 5 a 7 dias. Assim além de não precisar procurar hotel em todas as paradas, nos garantimos caso o carro quebre em algum lugar ermo;
- queremos um possante robusto e confiável, com uma mecânica simples e pouca eletrônica. Caso necessário, esperamos uma manutenção fácil, rápida e tão barata quanto possível. Como temos limitação de espaço, não iremos carregar peças de reposição. Assim, nossa solução foi encontrar um veículo que seja conhecido em todo o continente e que tenha uma rede de serviço, concessionárias e peças na maior quantidade de países possível. Veja essa nossa pesquisa aqui.
- Tamanho: o carro terá que caber em um container de 20 pés, onde a maior limitação é a altura da porta de 2,28m. O comprimento não poderá passar de 5,90m e a largura 2,34m. Mandar o carro num container é a forma mais rápida, fácil e segura de atravessar o Estreito de Darien, entre as Américas do Sul (Colombia) e Central (Panamá).
- Por último mas não menos importante foi o custo para compra e manutenção. Optamos por um seminovo ainda em garantia.
Essa procura toda rola desde outubro de 2010. Além de pesquisa dos itens acima, fizemos test-drive de carros, envolvimento em fóruns virtuais de 4x4, planilhas, tabelas, muitas dicas de quem entende do assunto e opiniões de tantas outras pessoas... foram muitos passos que nos levaram a comprá-lo, e agradecemos a todos que nos ajudaram.

3 comentários:

  1. Maurinho & Marina,
    Grandiosa conquista, nossos parabéns!! Acreditamos que fizeram ótima escolha!!
    Torcemos por vcs!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Bela caranga!!! Pra quando é a viagem??? Vamos falando...http://ilhabelaalaskailhabela.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...