segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Qual o melhor câmbio?


Como fazer câmbio pra 17 moedas diferentes ? Qual a melhor opção pra levar dinheiro em viagens? É uma das perguntas frequentes que recebemos.
Achamos que a melhor opção são todas as opções, um pouco de cada:
Cash, ou dinheiro vivo: é a melhor opção pra gastar e todo mundo aceita, desde que seja o dinheiro do país onde você está, claro. Como estaremos somente na América e são muitas moedas diferentes, iremos levar só Dólar Americano e faremos o câmbio quando entrarmos em cada país. Mas levar cash tem dois pequenos problemas: o volume pra carregar todo o $ que você vai gastar e o risco, se te roubarem ou você perder, acabou a viagem.  Então é bom sempre ter cash, mas não muito. Recomendamos ter pelo menos uns US$ 500 pra emergências, guardados em dois locais diferentes e sempre ter dinheiro trocado.
Cartão de débito: vários bancos têm cartões internacionais que permitem efetuar saques na moeda local, normalmente através de convênios com redes como Cirrus ou Plus (veja no verso do cartão). É uma boa, porque você não precisa carregar muito $ com você, a maioria das cidades civilizadas tem caixa eletrônico, o câmbio normalmente é bem próximo do comercial e você só paga 0,38% de IOF. Além do imposto, você pode ter que pagar uma taxa para fazer o saque, que normalmente é um valor fixo por saque, algo como R$8,00 (consulte seu banco) fazendo valer a pena sacar poucas vezes um valor maior.  Já utilizamos esse mecanismo várias vezes e foi sempre uma boa opção, pois é prático e barato. Fora que ter o dinheiro na mão sempre é mais negócio em cidades pequenas ou para pequenos gastos diários. Mas também usamos muito o
Cartão de crédito: é aceito no mundo inteiro, principalmente nas cidades maiores, mas essa opção já foi melhor, antes de subirem o IOF para 6,38% no início de 2011. Atenção somente pra ter certeza de que seu cartão é internacional e está liberado para gastos nos países que você vai visitar. Nós costumamos levar um cartão Visa e um Mastercard. Também fique esperto com sobretaxas: na Costa Rica, por exemplo, os cartões de crédito são sobretaxados em 20%.


Visa Travel Money: é um cartão de débito pré-pago e também é uma ótima opção depois do aumento do IOF do cartão de crédito. Além de fazer compras, você pode efetuar saques e dá pra carregar à distância e ver o saldo e extrato pela internet. Também é uma opção segura, pois no caso de perda ou furto, o cartão pode ser bloqueado e você transfere sua grana pra outro cartão. Uma vantagem dele pro cartão de débito normal é que como você carrega antes de gastar, você já não tem risco de variação cambial e não vai ser pego de surpresa na hora de pagar a conta. Além do dólar americano e do euro, pode ser carregado com mais 10 moedas diferentes, veja aqui.
Traveller Cheques: está em extinção pelo alto custo na compra e baixa aceitação quando você vai usá-lo. A segurança dele, que era sua vantagem, não vale a pena pelo transtorno.
                Pra nós o câmbio é uma parte importantíssima da viagem, pois vamos ficar um ano gastando em moeda estrangeira.  Qualquer diferença pequena de cotação já vai dar um montão no final do ano.  Por isso que estamos muito contentes por termos achado o Fábio da Conexão BR corretora, de Sampa,  f. 11-3083-3840. Empresa confiável, serviço impecável e taxa de câmbio imbatível. Recomendamos. Compramos com ele dólares e o VTM e já combinamos como fazer pra recarregá-lo durante a viagem.
Pesquise sempre as opções e taxas antes de viajar, fale com seu banco e amigos com mais experiência, além de pesquisar em blogs como o nosso, hehehe. Mas não acredite em tudo que seu gerente fala, pois os bancos comerciais normalmente não têm as melhores taxas.  Pesquise, negocie e se informe sempre.  E vale a pena recordar: atenção quando for sacar em caixa automático para não selecionar a opção errada (crédito ao invés de débito), pode sair bem caro...
Veja abaixo as moedas dos países que iremos visitar:

Argentina
peso argentino
Bolivia
peso boliviano
Brasil
real
Canadá
dólar canadense
Chile
peso chileno
Colombia
peso colombiano
Costa Rica
colón costarriquenho
El Salvador
colón salvadorenho
Equador
dólar americano
Estados Unidos
dólar americano
Guatemala
quetzal
Honduras
lempira
México
peso mexicano
Nicaragua
córdoba ouro
Panama
balboa
Peru
sol novo
Uruguai
peso uruguaio
Venezuela
bolívar

2 comentários:

  1. Excelente análise. Super detalhada. Muito legal esse post. E quantos países, hein? Vixe Maria. Vocês vão rodar muito..... muito mesmo....
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Claudia.
    Estamos pensando em tudo que é detalhe.
    Semana que vem partiremos para viagem teste: Pantanal
    frio na barriga imenso!!!!!
    bjo
    Marina

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após aprovação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...