La Gran Sabana é a região ao sul da Venezuela que compreende os tepuys (como o Monte Roraima) e muitas cachoeiras (como o Salto Angel). Mas a Gran Sabana oferece da estrada mesmo a contemplação de uma natureza grandiosa e que faz da Venezuela um destino certo para quem quer cutir a natureza.
A paisagem inspiradora do Parque dos Dinossauros é daqui. |
Enquanto o Monte Roraima e o Salto Angel são distantes de qualquer acesso por carro, La Gran Sabana é percorrida pela troncal 10, a estrada que sai de Santa Elena em direção as praias.
O Jumbo na troncal 10 |
A maioria das cachoeiras podem ser feitas sem guias, pois na estrada placas indicam as atrações. Nós visitamos apenas três, pois o tempo fechou e começou a chover. Partindo se Santa Elena, foi esse nosso roteiro:
Troncal 10
Km 46: Quebrada de Jaspen: ficamos impressionados com essa linda cachoeira de pedras vermelhas. A tarde é melhor, pois o sol bate de frente. Taxa de BSF 5 por pessoa.
Quebrada de Jaspen |
KM 54,9: Parada policial (PP)
KM 63,3: PP
Km 66,8: Rio Yuruaní
Rio Yuruaní, caudaloso com tanta chuva! |
Km 76,1: Quebrada Pacheco: dá estrada você vê. A cachoeira merece uma parada.
Quebrada Pacheco |
KM 111,4: Salto Kama: uma cachoeira de 70m de queda. Você a vê de cima. Diferente das duas anteriores, não é possível tomar banho em suas águas.
Salto Kama |
Depois disso, ficamos na vontade de fazer o Mirante El Oso e outras cachoeiras fora da troncal, mas como já disse, São Pedro fechou o tempo e tivemos que seguir nosso caminho rumo ao litoral. Essa região é muito bonita e com tempo bom, dá para ficar uns dias explorando e curtindo essas cachoeiras maravilhosas.
Dica: pegue um guia entregue gratuitamente na central de atendimento ao turista que mapeia toda essa região até a Isla Margarita. Essa central fica na estrada entre a fronteira Brasil/Venezuela e a cidade de Santa Elena de Uiarén.
O Brasil precisa aprender como se trata o turista com nossos vizinhos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após aprovação.