Galera nós estamos na Califórnia, mas não estamos curtindo a vida sobre as ondas (a água do Pacífico é gelada...), mas curtindo a vida sob quatro rodas!
Essa semana fez cinco meses que tomamos nosso café da manhã de despedida no Morro Nova Cintra, em Santos, e embarcamos nessa jornada pelas Américas. Muitos cafés da manhã depois, improvisados, elaborados, comprados ou simplesmente, pulados, estamos aqui nesse estado ianque extremamente versátil.
Cinco meses desse último encontro familiar! |
Nevasca em Utah alterou nosso programa |
Nesses 24.255 km rodados, visitamos quatro países: Brasil, Venezuela, Colômbia e agora, EUA. A viagem está saindo mais ou menos como planejada, afinal de contas, lidar com imprevistos e alterações de percurso fazem parte da nossa rotina diária. Várias vezes tivemos que reelaborar o roteiro por causa da previsão do tempo. E então, replanejamos toda a rota novamente, para que melhor se adapte a uma nova situação. São decisões tomadas diariamente.
Conhecemos muitos lugares maravilhosos, difícil saber o que foi melhor até agora, mas claro, temos alguns queridinhos na manga: Salto Angel e as praias de Chichiriviche, na Venezuela; Cartagena, na Colômbia; Zion National Park, nos EUA. Mas algumas coisas que gostamos muito acontecem fora de destinos, ficam nas estradas, no dia-a-dia, nos flashs de beleza do cotidiano.
Menina pemón |
Outra coisa que está sendo bárbara é conhecer um monte de gente nova. Destaque para o pessoal do Maranhão, Roraima e do nosso grupo na subida ao Monte Roraima, na Venezuela. Maravilhoso tem sido encontrar antigos amigos no caminho. Já temos novos reencontros agendados para o futuro próximo.
Roraima foi um verdadeiro oásis |
Mas o que achamos mais importante para compartilhar com vocês é que descobrimos que sem nosso Jumbo, o Anima fica capenga. Percebemos isso nas semanas que ficamos sem carro, nos tornamos viajantes anônimos. O Jumbo, com seu porte, seus adesivos, suas bandeirinhas, criou nossa identidade de viajantes das Américas. Com ele, chamamos atenção para o que estamos fazendo e portanto, pessoas se interessam sobre o projeto, acenam nas ruas, consultam o mapa, querem olhar dentro do carro. O Jumbo é o grande detonador da curiosidade das pessoas.
Ele é cara! |
Portanto estamos cuidando bem do terceiro elemento dessa expedição. Já fizemos manutenção para o frio (anticongelante no radiador; banheiro portátil, microondas e aquecedor como mobiliário interno). O Jumbo está pesado, mas tem se comportado muito bem nesse caminho.
Bom, vamos encerrando por aqui e espero realmente que no próximo diário tenhamos ótimas experiências para contar sobre o Alasca!
Bom, vamos encerrando por aqui e espero realmente que no próximo diário tenhamos ótimas experiências para contar sobre o Alasca!