Vindo de encontro a essência do nosso projeto, iniciamos nosso sabático realizando uma doação de livros para uma escola de Paraisópolis/MG.
Através de nossos amigos, Ocid e Carla, fizemos contato com a profª Dione que prontamente acolheu essa doação e ficou encarregada de direcionar os livros para quem mais necessitasse deles. Na ocasião, nos convidou para participar de uma atividade externa com os alunos no dia seguinte.
Proefssora Dione e seu carro, cheinho de livros... |
E além do porta mala, o banco de passageiros! Um carro letrado!!! |
Infelizmente, não conseguimos chegar a tempo e vimos as crianças rapidamente em ação, mas vou descrever no que consistia essa atividade. As crianças saíram a campo para recolher o lixo e entulho que é jogado pelos munícipes nas ruas e rios. Será o objetivo limpar a cidade? Não, as crianças não tem essa obrigação. Essa atividade dá seqüência aos registros de anos anteriores e visa a conscientização ambiental, aproveitando os dados coletados na construção de gráficos comparativos e construção de textos. Segundo o depoimento dos educadores, a quantidade de lixo recolhida a cada ano diminui, provavelmente pelas crianças terem divulgado na comunidade esses dados e disseminado junto as famílias informações relativas aos malefícios que o lixo jogado em qualquer canto trás para saúde pública e meio ambiente.
Apesar de não termos conseguido chegar a tempo de fotografar as crianças na rua, conseguimos visitar a Escola Monsenhor Carneiro Pinto e verificamos uma escola viva, onde o envolvimento dos educadores ao planejar espaços e atividades é o grande diferencial.
Atividade de artes dos alunos |
Desenho com carvão no azulejo! Show!!! |
Fazer o bem faz bem! Adoramos ter doado os livros! Adoramos ter conhecido a profª Dione e o Diretor Wilson. E agradecemos de coração a Andrea e a Luciana da UME Maranhão, de Cubatão por terem ajudado com os livros doados.
Maria e Mauro
ResponderExcluirParabéns pela edificante iniciativa. A união faz a força. É isso aí.....
Abraços