Algumas pessoas quando visitam Madrid, incluem passeios de bate e volta para alguma cidade medieval próxima. Nós visitamos Segovia, uma cidadezinha a 87 km de Madrid, que é muito bem cuidada e com muitos atrativos para serem visitados.
Cartão postal da cidade, o aqueduto romano. |
Nós chegamos bem cedo na cidade, tão cedo que o comércio e centro de informação ao turista estavam fechados. Estava um dia lindo, mas bem frio e assim que chegamos nos enfiamos num café minúsculo para tomar um chocolate bem quente. Por sinal, minha primeira dica é: leve sempre um casaquinho pois essa cidade fica a mais de 1000m de altura e próxima a montanhas de picos nevados.
Vista da subida das escadarias. |
Aproveitamos que a cidade estava fechada, vazia e a ótima luz da manhã para tirar muitas fotos do aqueduto. O aqueduto é o cartão postal da cidade e fica na estação final do ônibus que chega da estação de trem. Construído há mais de dois mil anos pelos romanos, sofreu alguns incêndios e destruições em guerra, mas continua firme e forte. E super fotogênico.
Muito legal esse aqueduto! |
Ao lado do aqueduto, há uma escadaria que te leva à parte alta da cidade, onde se encontram os outros pontos turísticos. Durante essa subida, fomos observando as paredes das casas e percebemos que quase todas as fachadas tinham desenhos texturizados quase como rendas, cada uma com um padrão diferente. Achamos isso muito legal e característico desse lugar – pelo menos nós só vimos isso lá.
Outro marco importante na cidade é o Alcázar, uma das residências preferidas dos monarcas na Idade Média. O Alcázar desempenhou papel importante na história da Espanha. Foi lá que a Princesa Isabel foi coroada rainha do reino de Castela e Leão e se casou com Fernando II de Aragão. Fizemos uma visita monitorada excelente e no final, subimos no alto da torre de onde se tem uma visão esplendorosa da cidade.
Na entrada do Alcázar. |
A catedral de Santa Maria de Segóvia também tem um charme especial. Muito mística e elegante, sua construção externa possui elementos góticos e renascentistas. Existe a opção de visitá-la por dentro, mas nós não quisemos.
De longe, a catedral já causa impacto. |
Detalhe das torres. |
A cidade toda é um charme. As ruas são bem estreitinhas e a sensação é de estar passeando em outro tempo. Nesses passeios pelas ruelas, aproveite para experimentar as guloseimas que são fabricadas por lá. Tudo é muito gostoso!!! No almoço, aproveitamos para degustar as famosas judias (favas) muito macias e suculentas. Não provamos os leitões (cochinillos asados), mas esses também são considerados pratos típicos.
Feijões gigantes!!! |
Devido sua história, encontramos muitas excursões. Inclusive de escolas de outros países, como os Estados Unidos. Mas apesar desse ruído adolescente em alguns lugares, a cidade não estava lotada de turistas e pudemos aproveitar o dia numa boa. Por sinal, Segovia é ótima para passear ao céu aberto, curtindo a arquitetura, sem pressa. A cidade é pequena e dá tempo para fazer tudo.
Essa é a vista de cima do Alcázar |
É muito simples chegar lá. Na estação de metrô Chamartin, em Madrid, pegue um trem rápido para esse destino (a viagem demora uns 30 minutos). Assim que chegar a estação, existem ônibus tipo circular até o centro, distante 7 km. Custa centavos e você economiza boas pernadas. Esse ônibus te deixa em frente ao aqueduto romano, no miolo da cidade medieval. Agora anote essa dica que é a mais importante: assim que chegar na estação de trem, se sua intenção não for pernoitar na cidade, compre a passagem de volta. Nós não fizemos isso e levamos um baita susto pois havia pouquíssimas passagens para retornar e todas num horário bem mais tarde do que havíamos planejado. Com isso, tivemos que esperar uma hora a mais na estação mas pelo menos conseguimos voltar pra Madrid na data prevista.
O link abaixo tem informações sobre a malha viária da Espanha. É só preencher os dados solicitados e buscar, que aparecem os horários de partida e duração da viagem.
Olá! Vocês sabem como chegar à Sepulveda, que fica na região?
ResponderExcluirAbçs!
Juliana
Oi Juliana! Nós descobrimos exatamente como chegar em Segóvia num quiosque de informações ao turista em Madrid. É um serviço público e gratuito, disponibilizado pela Prefeitura em vários pontos da cidade. Eles nos entregaram um papel escrito os horários dos trens saindo de Chamartin. Pelo que pesquisei rapidamente na internet, ônibus a partir de Segovia é uma opção. Boa sorte na sua pesquisa!
ResponderExcluirMarina