Cidade do ArcoÍris, Boquete |
Skyline de Cidade do Panamá |
Centro da Cidade do Panamá à noite |
Os navios passam quase raspando no Canal do Panamá |
A história da construção do canal é um pouco nebulosa. Se de um lado a história contada é de que a França desistiu de construir o canal vencida pelas doenças (febre amarela e malária) e condições inóspitas, por outro todo mundo sabe muito bem que a separação da Colômbia e Panamá foi patrocinada pelos estadunidenses. Como o contrato para a construção do canal foi firmado entre a Colômbia e a França, criado o estado do Panamá esse contrato não teria mais validade. Portas abertas para os Estados Unidos construirem e depois, explorarem durante quase 100 anos o mais desejado canal de todo mundo.
Nada melhor do que conhecer a região com pessoas locais. O Jorge e o Rubem foram ótimos anfitriões, nos levando conhecer San Blás (que antes pensavamos ser acessivel apenas por veleiros) e a própria Ciudad do Panamá. Fomos para San Blás de carro, numa estrada extremamente sinuosa. Chegamos até um porto de onde pegamos um barco que em apenas 15 minutos nos levou até a paradisíaca Isla Aguja. A ilha é minuscula, em menos de 100 passos você caminha por toda sua circunferência.
Isla Aguja, um montinho de coqueiros perdidos no Caribe |
Praia na Isla Aguja, San Blas, Caribe |
Por conta do atraso no envio do carro de Colon até Cartagena, ficamos mais tempo do que o planejado no Panamá. Mas gostamos em conhecer mais a fundo um país que tem muito mais que o canal para oferecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após aprovação.