Apesar de ser um destino super explorado, sempre existe alguma coisa a mais para contar da Disney. Vou começar com um pouco de história: o complexo da Disney World está localizado na Flórida, nos EUA. Foi criado em 1971 por um visionário que resolveu expandir seu negócio e criar um parque onde pais se divertissem junto com seus filhos. Mega sacada: ele investiu no mercado infantil e criou um império.
Criador de uma marca poderosa, Walt Disney |
O lugar onde seus sonhos se tornam realidade é extremamente organizado. Começando pelo estacionamento (pago, claro) dos parques onde o apoio não permite que os carros sejam estacionados onde o visitante prefere. Por duas vezes, tentamos estacionar o carro em outras vagas e nossa atitude causou um alvoroço. Todos os rapazes do apoio tocavam seus apitinhos e chacoalhavam os braços desesperadamente. Das duas vezes não adiantou: tivemos que tirar o carro e estacionar onde eles indicavam.
Os estacionamentos são funcionais,mas gigantescos e cansativos |
Tudo funciona perfeitamente bem. O parque é limpo, bem cuidado e arrumado. Nada está fora do lugar, tudo funciona seguindo protocolos. Os funcionários são todos extremamente simpáticos e você consegue escutar por dia, no mínimo, uns 20 “Have a Magic Day!!!”. Em todos os brinquedos que você entra, passam várias vezes as regras de segurança. Esse excesso de preocupação com segurança (be safe) chega a ser paranoico. Por exemplo: num dos trenzinhos que nos levava do estacionamento até o parque, um menino colocou o braço para fora e acenou. O condutor parou o trem e deu o maior esculacho. Não era pra tanto.
O estímulo ao consumo é fortíssimo. Milhares de lojas se confundem com as atrações. Os produtos, apesar de serem na maioria produzidos na China, Índia ou Tailândia são muito bem feitos. Tudo é muito fofo e realmente dá vontade de comprar. Você quer levar um pouquinho daquela magia para casa.
Por ano, o complexo Disney em Orlando recebe 71 milhões de visitantes. Diretamente nos parques são empregadas 51 mil pessoas.São consumidos diariamente 7 mil sorvetes com a cara do Mickey. Números que fazem brilhar os olhos de empresários espalhados pelo mundo. Por sinal, existe até turismo especializado para empresas visitarem a Disney por dentro e aprenderem com eles um pouquinho da magia dos lucros. Fizemos uma estimativa básica e calculamos que o faturamento da Disney World (Orlando) gira em torno de 5 bilhões dólares/ano só de ingresso!!!
Uma atração no complexo pode ajudar a conhecer um pouco mais sobre a história da construção desse império. Uma exposição e filme sobre a vida de Walt Disney, mostram a vida desse norte americano ambicioso e criativo, que descobriu num rato o seu melhor amigo. Essa atração fica no Hollywood Studios e se chama “Walt Disney: One Man’s Dream”
É, seu Walt Disney, o nosso sonho não sei será realizado. Mas o seu sonho, é realizado diariamente por milhares de pessoas.
Em fevereiro, nós tambem estaremos lá, ajudando a realizar este sonho, do seu Walt Disney...
ResponderExcluirOntem jantamos com a Selma, Renato e o Nilton Marubayashi e família em Seoul.
Gde bj diretamente da Coréia, para vcs
Lena & Ellen