quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O andar da carruagem II


Queridos leitores.
Estamos em débito com vocês. Não conseguimos arranjar tempo para colocar todas as atualizações do nosso progresso na construção do carro (que são muitas). O último post nem de perto ilustra como está nosso carrinho hoje.


Com mais cara de casa!

Tentando fazer um link com esse post, concluímos a construção dos armários (todos em alumínio revestidos com fórmica, a solução para ficarem mais leves), a instalação da cama e da mesa retrátil.


Medindo


Colando


A mesa na forma não retrátil


Também estamos realizando a parte elétrica, passando fios, instalando as luzes, interruptores, tomadas e ainda, os conversores de energia. Ontem fomos a São Paulo comprar as caixas de plástico para nossos pertences, as cadeiras e outros acessórios para camping, mais itens da parte elétrica e já fizemos uma pequena compra de supermercado de itens para cozinha e higiene. Também consegui comprar canecas e copos de alumínio no centro de São Paulo. Hoje recebemos nosso tanque de água e a tarde iremos comprar a bateria (infelizmente o patrocínio nesse campo não deu certo).



Instalando os conversores de energia


As caixas e escadas externas foram confeccionadas e instaladas por um serralheiro,pois queríamos que o Mauro não gastasse o precioso tempo tendo mais um afazer. No final, o trabalho de correr atrás do tal serralheiro foi tão grande (ele sumiu, não atendia ao telefone e atrasou a data de entrega em 13 dias) que nos fez lembrar um dos motivos para termos feito o carro com as próprias mãos.
O Hi-Lift já tem espaço no carro e está preso na parte de baixo do motor home. Ele funciona para desatolar o carro. Também arranjamos um lugarzinho para a pá junto ao galão de combustível. Tudo preso com cadeados.


O hi lift (cabo vermelho) embaixo do carro


Ah, e descobrimos um chaveiro que consegue colocar o mesmo segredo para vários cadeados. Uma maravilha, considerando que já temos umas cinco chaves diferentes no nosso molho do carro.
Segue a programação para essa semana, a caminho do término dessa construção:
  • <Instalação do tanque de água
  • <Instalação e conexão da bateria, gerando energia para dentro do cafofo
  • <Finalização do fechamento do teto e da capa do colchão (juntamente com a mãe do Mauro, a Maria Teresa, que reativou seu atelier de costura)
  • <Colagem do piso (já está cortado)
  • <Finalização do projeto elétrico
  • <Adesivagem do veículo


Teste do colchão

Essa é programação para a conclusão do carro. Ainda temos nossos preparativos pessoais, que envolvem seleção e organização das roupas, compras, confecção de cartões de visita, gravação de cds, organização de documentação entre tantas, tantas outras coisas que foram deixadas para a reta final.
Vem com a gente, que daqui a pouco estaremos na estrada!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Qual o melhor câmbio?


Como fazer câmbio pra 17 moedas diferentes ? Qual a melhor opção pra levar dinheiro em viagens? É uma das perguntas frequentes que recebemos.
Achamos que a melhor opção são todas as opções, um pouco de cada:
Cash, ou dinheiro vivo: é a melhor opção pra gastar e todo mundo aceita, desde que seja o dinheiro do país onde você está, claro. Como estaremos somente na América e são muitas moedas diferentes, iremos levar só Dólar Americano e faremos o câmbio quando entrarmos em cada país. Mas levar cash tem dois pequenos problemas: o volume pra carregar todo o $ que você vai gastar e o risco, se te roubarem ou você perder, acabou a viagem.  Então é bom sempre ter cash, mas não muito. Recomendamos ter pelo menos uns US$ 500 pra emergências, guardados em dois locais diferentes e sempre ter dinheiro trocado.
Cartão de débito: vários bancos têm cartões internacionais que permitem efetuar saques na moeda local, normalmente através de convênios com redes como Cirrus ou Plus (veja no verso do cartão). É uma boa, porque você não precisa carregar muito $ com você, a maioria das cidades civilizadas tem caixa eletrônico, o câmbio normalmente é bem próximo do comercial e você só paga 0,38% de IOF. Além do imposto, você pode ter que pagar uma taxa para fazer o saque, que normalmente é um valor fixo por saque, algo como R$8,00 (consulte seu banco) fazendo valer a pena sacar poucas vezes um valor maior.  Já utilizamos esse mecanismo várias vezes e foi sempre uma boa opção, pois é prático e barato. Fora que ter o dinheiro na mão sempre é mais negócio em cidades pequenas ou para pequenos gastos diários. Mas também usamos muito o
Cartão de crédito: é aceito no mundo inteiro, principalmente nas cidades maiores, mas essa opção já foi melhor, antes de subirem o IOF para 6,38% no início de 2011. Atenção somente pra ter certeza de que seu cartão é internacional e está liberado para gastos nos países que você vai visitar. Nós costumamos levar um cartão Visa e um Mastercard. Também fique esperto com sobretaxas: na Costa Rica, por exemplo, os cartões de crédito são sobretaxados em 20%.


Visa Travel Money: é um cartão de débito pré-pago e também é uma ótima opção depois do aumento do IOF do cartão de crédito. Além de fazer compras, você pode efetuar saques e dá pra carregar à distância e ver o saldo e extrato pela internet. Também é uma opção segura, pois no caso de perda ou furto, o cartão pode ser bloqueado e você transfere sua grana pra outro cartão. Uma vantagem dele pro cartão de débito normal é que como você carrega antes de gastar, você já não tem risco de variação cambial e não vai ser pego de surpresa na hora de pagar a conta. Além do dólar americano e do euro, pode ser carregado com mais 10 moedas diferentes, veja aqui.
Traveller Cheques: está em extinção pelo alto custo na compra e baixa aceitação quando você vai usá-lo. A segurança dele, que era sua vantagem, não vale a pena pelo transtorno.
                Pra nós o câmbio é uma parte importantíssima da viagem, pois vamos ficar um ano gastando em moeda estrangeira.  Qualquer diferença pequena de cotação já vai dar um montão no final do ano.  Por isso que estamos muito contentes por termos achado o Fábio da Conexão BR corretora, de Sampa,  f. 11-3083-3840. Empresa confiável, serviço impecável e taxa de câmbio imbatível. Recomendamos. Compramos com ele dólares e o VTM e já combinamos como fazer pra recarregá-lo durante a viagem.
Pesquise sempre as opções e taxas antes de viajar, fale com seu banco e amigos com mais experiência, além de pesquisar em blogs como o nosso, hehehe. Mas não acredite em tudo que seu gerente fala, pois os bancos comerciais normalmente não têm as melhores taxas.  Pesquise, negocie e se informe sempre.  E vale a pena recordar: atenção quando for sacar em caixa automático para não selecionar a opção errada (crédito ao invés de débito), pode sair bem caro...
Veja abaixo as moedas dos países que iremos visitar:

Argentina
peso argentino
Bolivia
peso boliviano
Brasil
real
Canadá
dólar canadense
Chile
peso chileno
Colombia
peso colombiano
Costa Rica
colón costarriquenho
El Salvador
colón salvadorenho
Equador
dólar americano
Estados Unidos
dólar americano
Guatemala
quetzal
Honduras
lempira
México
peso mexicano
Nicaragua
córdoba ouro
Panama
balboa
Peru
sol novo
Uruguai
peso uruguaio
Venezuela
bolívar

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nova data de partida

Oi pessoal!
Esse post é para divulgar e oficializar a postergação da nossa saída. A primeira data havia sido marcada para 19/09, ou seja, daqui há exatamente uma semana. Como a construção do home atrasou, decidimos remarcar nossa partida para o dia 24/10.
Também decidimos realizar uma “test trip” antes da saída "oficial" rumo ao Alasca para, caso haja necessidade, realizar os ajustes necessários antes de encarar os 70.000km  que iremos enfrentar.
Não decidimos ainda para onde, até aceitamos sugestões de nossos seguidores :)  Estamos na dúvida entre o Pantanal e a Chapada dos Veadeiros, dois destinos inéditos para nós. Nessa viagem iremos testar, além do home desenvolvido pelo Mauro, nosso SPOT, a estrutura dos campings no atendimento de nossas necessidades e nós mesmos, habitando esse novo espaço de menos de 5m².
Sair nessa nova data também nos trará algumas vantagens econômicas: postergar a renovação do seguro do carro, adiar a contratação do seguro internacional de saúde para dezembro de 2011 ou janeiro de 2012, utilizar a internet móvel por um período mais longo dentro do Brasil (cancelaremos esse serviço antes de atravessarmos a fronteira para a Venezuela)  e atravessar a América Central uma única vez.  Nosso objetivo é chegar no Alasca em 20/04/12, numa época do ano mais favorável a aparição de auroras boreais.
E a quantas anda o carro? Tem evoluído muito bem nesses últimos 10 dias. Já conseguimos:
·         Instalar o guincho e suporte para o estepe

Suporte do estepe tem espaço para galão de combustível e pá


Guincho instalado e testado


·         Instalar a gaiuta (janela)
·         Colocar os isolantes PUs e revestimentos internos (alumínio+fórmica)

Apenas com revestimento externo

Com os isolantes


Começando a instalar a fómica


Com a bancada, revestimento interno, frigobar e gaiuta


·         Construir e instalar bancada e armário do frigobar.
Para esta semana, estaremos concluindo a instalação da cama, as construções dos demais armários e da mesa retrátil.
Ufa, essa construção parece não ter fim! Mas terá e está bem próxima!
Acompanhem as cenas dos próximos capítulos aqui, no nosso blog!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Na mídia

Oi pessoal!
          Ontem fomos a Cubatão dar uma entrevista para ajornalista Cecília Beu e expor nosso projeto para o Fabio Inácio, Secretário da Educação do Município. 
Fomos super bem recebidos por todos e a entrevista com a Cecília ficou ótima!
          Um agradecimento especial à Cecília pelo profissionalismo e atenção que ela tem tido com nosso projeto.
          Pudemos ainda mostrar nossa apresentação para o Fábio, que demonstrou muito interesse pela nossa aventura, principalmente pelo projeto "América de Brincadeira", no qual pretendemos realizar um panorama das brincadeiras infantis, espontâneas ou não, das crianças do nosso continente. 
          Como estávamos com nosso carro, tiramos algumas fotos na frente da Prefeitura, na Praça dos Emancipadores. Muito legal!
 

          Para ler na íntegra essa matéria, acesse o jornal Informa Cubatão. E boa leitura!


Na Praça dos Emancipadores, em Cubatão. Foto de Henrique Ramos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...