Nonno Ferdinando, o responsável pelo gene S! |
- gelato: tão importante quanto conhecer o Coliseu é tomar sorvete na Itália. São os melhores do mundo, com certeza. Em San Gimignano, na Toscana, descobrimos uma gelateria, a Gelateria di Piazza, onde havia um cartaz da conquista do primeiro lugar no concurso mundial de sorvetes. Bem, numa pátria onde existe esse tipo de competição, deve-se levar em consideração que a qualidade dos sorvetes é altíssima. Portanto, não tenha medo de ter grandes expectativas; todas elas serão recompensadas. Não deixe de experimentar os de pistacchio (pistache), nocciola (avelã) e fragola (morango, sem leite, bem diferente do brasileiro). A experiência de passear pelas vilas toscanas com um gelato na mão parece que te insere melhor na cultura local.
Os ótimos sorvetes não se limitam à Toscana. Todas as outras cidades italianas também têm sorvetes deliciosos.
Em Roma, vá a Fontana di Trevi e sente-se (ou tente se sentar) apreciando um gelato de duas bolas junto com a horda de turistas que curtem o ponto turístico. Não se esqueça de jogar a moedinha na Fontana, para voltar um dia e poder tomar outro sorvete!
Em Verona, experimente o semifreddo, sanduichinhos de sorvete comercializados na Piazza Brà desde 1939, na gelateria Savoia.
Pai e filho apreciando um semifreddo na Piazza Brà |
- helado: o sorvete de dulce de leche dos nossos hermanos é o grande diferencial das sorveterias argentinas. Moradores locais nos indicaram os melhores em Buenos Aires. Mas experimentamos verdadeiras delícias nas pequenas cidades de El Calafate e em El Chaltén.
Em El Calafate, nosso primeiro contato com o sorvete de dulce de leche |
Na Persicco |
- ice cream: nossos colegas estados unidenses também têm sorvetes gostosos. Os do Ben And Jerry's são os melhores que provamos e além de sorvetes servem smoothies e chocolates quentes deliciosos. Se passar pela Disney, vale a pena experimentar o sorvete com a cara do Mickey. A casquinha é de chocolate meio amargo e o recheio é de nata. De brinde, sabor magia!!!
Gosto de magia!!! |
- Fortaleza: o sorvete de Fortaleza é menos cremoso do que os outros citados acima. A surpresa positiva é a diversidade de sabores de frutas regionais. Cajá, tapioca, umbu, acerola e açaí são alguns dos sabores que o feliz turista pode experimentar, de preferência a noitinha, aproveitando a brisa que não cansa de soprar, para também se refrescar.
- Manaus: como Fortaleza, sabores de frutas da região como taperebá, cupuaçu e tucumã são alguns dos sabores que você poderá provar na quente e abafada capital do Amazonas. Tem diversas sorveterias espalhadas pela cidade para ajudar a nos refrescar naquele calor intenso.
Nós fomos na Sorvete Glacial, no centro e na Ponta Negra, gostamos e recomendamos.
Nós fomos na Sorvete Glacial, no centro e na Ponta Negra, gostamos e recomendamos.
- Parati: no centrinho histórico tem uma sorveteria com o melhor sorvete de côco do mundo, segundo o Mauro. Seu nome é Ice Paraty Brasil e fica na esquina das ruas do Comércio e da Lapa. Também possuem sabores gourmets, como o de chocolate amargo com laranja, mas tudo depende da disponibilidade do produto na loja.
- Atibaia: o segundo melhor sorvete de côco fica em Atibaia, na sorveteria Alaska, na rua da Saudade, 5. A sorveteria vende por quilo ou por bolas e vale a pena experimentar também o de iogurte e o de banana caramelizada.
- São Paulo: de tudo que já experimentamos em SP, a Vipiteno é a melhor. Podemos dizer que é um pedacinho da Itália no Itaim. Nessa sorveteria você pode tomar sorvete de pistache numa boa, pois não perde nada para um italiano.
- Santos: infelizmente, não temos sorveterias magníficas por aqui. Mas temos duas sorveterias muito tradicionais. Uma se chama Royal (fica no canal 1, na quadra da praia). O lugar é pequeno e não comporta seus clientes, que se espalham pela mureta do canal ou pela praia. Muito bem servido, o hit é pedir uma bola com dois sabores. Meu preferido é o de brigadeiro. A outra é a Itanhaém. Vende por quilo e caso não esteja lotada, você poderá se sentar num dos lugares mais movimentados da cidade, pois a sorveteria fica na praça da Independência, Gonzaga.